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Alimentos para combater o mau humor e depressão

Segunda-feira, 06 de agosto de 2018, 10:29 am, última atualizaçãoAlimentos contra a depressão, ansiedade e estresse

Nosso agitado e exigente nível de vida pode fazer com que nos sintamos angustiados, estressados, cansados ou até mesmo tristes. Você sabe que, por meio da alimentação é possível atenuar esses sintomas e evitar a depressão? Conheça algumas dietas anti-depressivas para melhorar o estado de ânimo.

Existem alimentos que influenciam a conduta, causando algumas reações alérgicas e modificam o nível de glicose no sangue, o que pode afetar consideravelmente o estado mental.

Um exemplo é o chocolate, que em pequenas quantidades é formidável promotor do otimismo e a felicidade, mas, se consumida em excesso pode gerar angústia, já que este produto é rico em substâncias como a cafeína, a teobromina e outras que irritam o hipotálamo (região do cérebro que controla a função das glândulas).

Do mesmo modo, pode-se apreciar que a deficiência de vitamina B6 (presente em alimentos ricos em açúcares refinados, aditivos e corantes) a nível do cérebro pode desencadear comportamentos agressivos e hiperatividade.

Sabe-Se, também, que alguns casos de neurose (conjunto de doenças que afetam o sistema nervoso) se relacionam estreitamente com a presença de toxinas de origem animal que se formam no cólon, provocando, em primeira instância, problemas de prisão de ventre que repercutem diretamente no intestino, o qual se vê obrigado a alterar sua capacidade de auto-proteção, de forma que as substâncias produzidas pelo cólon têm que se deslocar para outras partes do organismo, com graves repercussões no estado de ânimo da pessoa afetada.

A falta de certas vitaminas e minerais provoca vários distúrbios, por exemplo, a falta de potássio provoca cansaço e confusão, se não consumimos magnésio estaremos apáticos e fracos, enquanto que se a falta de vitamina B12, podemos sofrer uma degeneração do sistema nervoso.

Além disso, fadiga e depressão se apresentam quando não há quantidade suficiente de niacina (vitamina B3), que ajuda a eliminar os depósitos tóxicos do organismo.

O que comer se eu estou estressada?

Em caso de estresse, o melhor é combinar uma alimentação de carboidratos complexos:

  • Massas como macarrão ou espaguete.
  • Pão.
  • O Arroz.
  • Legumes.
  • Batatas.

Com vitaminas do complexo B:

  • Legumes de folha verde.
  • Frutas frescas.
  • Cereais integrais.

Vitamina C

E zinco:

  • Fígado.
  • A Carne vermelha.
  • Gema de ovo.
  • Produtos lácteos.
  • Frutos do mar.

Esta dieta anti-depressiva, sempre com medida, e te ajudará a prevenir infecções causadas pelo enfraquecimento do sistema imunológico, reduz a fadiga e oferecerá efeito sedativo do que mantê-lo calmo e relaxado.

Alimentação contra a tristeza

Se você está passando por um período de melancolia e nostalgia, é recomendável consumir:

  • Produtos lácteos (leite, queijo, iogurte).
  • Carne magra (sem gordura).
  • Ovos.
  • Aves.
  • Peixes e frutos do mar.
  • Vísceras.
  • Ervilhas.
  • Frutas como melão e laranja.
  • Legumes frescos, como aspargos, brócolis, couve e feijão.
  • Cereais como arroz e pão.
  • Massas.
  • Batatas.
  • Doces como chocolate e mel.

Todos estes alimentos contêm proteínas, vitamina B6 e carboidratos, que ajudam-nos, em primeiro lugar, a aumentar o ânimo, devido a um aminoácido chamado triptofano, que estimula a produção de serotonina (substância usada no tratamento da depressão); e a vitamina referida nos pode ajudar a combater a tristeza, tanto que os hidratos de carbono produzem sensação de bem-estar.

Alimentos contra a ansiedade

Se você sofre de ansiedade, o melhor é que vírgulas:

  • Fruta fresca, especialmente laranjas e limões.
  • Vitaminas do complexo B, que são encontradas na carne, ovos, queijo, nozes e verduras de folhas verdes, como espinafre e acelga.
  • Bebidas lácteas doces. Tomar um copo com leite e açúcar ajuda, já que contém triptofano e carboidratos simples, que acalmam a mente e dão sono realmente eficaz.

Tudo isso para reduzir o efeito que produz a falta de vitamina C e vitamina B6 (similar ao estado de stress).

O Recupera energia com esses nutrientes!

Se você sente falta de energia, será benéfico adicionar ao seu regime alimentar:

  • A Carne vermelha.
  • Fígado.
  • Sardinhas e frutos do mar.
  • Cacahuates.
  • Vegetais de folhas verdes como brócolis, couve de Bruxelas, espinafre.
  • Massas.
  • Pão integral.
  • Frango.
  • Peixe.
  • Produtos lácteos.
  • Ovos.

Alimentos com os que você obterá o zinco, o que irá aumentar a sua energia, o ferro, o que te ajudará a prevenir anemia, e hidratos de carbono para aumentar a sensação de bem-estar.

No entanto, tenha o cuidado de não consumir carboidratos refinados, presentes em biscoitos, doces e bolos, já que em vez de fornecer energia, causando fadiga.

Alterações no estado de ânimo

Se você é das pessoas com notáveis variações no estado de humor, ou seja, que por momentos se sente muito bem e, de repente, decaes, talvez precisar:

  • Alimentos que contenham carboidratos complexos, como leguminosas (feijão e lentilha), cereais integrais e frutas.
  • Vitaminas do complexo B (batatas, frutas frescas, cereais integrais, ovos, carne magra, fígado e aves).

E para o mau humor…

Se você está irritado e precisa se recompor, você pode comer:

  • Cereais, leite, biscoitos e mel no café da manhã.
  • Massas, arroz, pão, legumes e batatas ao longo do dia.

Todos estes alimentos contêm carboidratos, que aumentam os níveis de serotonina e têm efeito sedativo dos nervos.

Se você também consome arroz integral, gema de ovo, peixe, frutas secas, como banana, aves, vísceras, soja, cereais integrais, produtos lácteos e levedura de cerveja, seu corpo receberá vitaminas do complexo B, o que pode elevar o humor e diminuir a ansiedade.

Uma dieta balanceada nos ajudará a desintoxicar nossa mente e nos dá a energia suficiente para impedir que a depressão e o estresse ganhem nossa vida. Vacúnate hoje contra o mau humor, simplesmente… come-se bem.

Alimentos para combater o mau humor e depressão
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