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Alimentos para o coração: a saúde cardiovascular, desde o super

Terça-feira 04 de abril de 2017, 05:23 pm, última atualizaçãoAlimentos para o Coração, Saúde Cardiovascular, Compras Inteligentes

Para celebrar o Dia Mundial do Coração (29 de setembro), aprenda a fazer compras que beneficiam a sua saúde cardiovascular. Pegue lápis e papel, e anote o que você deve incluir ou retirar seu carrinho do super.

Embora as doenças do coração são a principal causa de morte no México, a boa notícia é que podem ser evitadas se você modificar certos hábitos alimentares intimamente ligados a dois fatores de risco cardiovascular: obesidade e consumo excessivo de sal.

Sempre que fizer suas compras, lembre-se dessas dicas:

1. Escolha frutas e legumes de cor intensa para preparar saladas ou sucos, por exemplo, tomate, melancia ou toronjas, pois contém grandes quantidades de licopeno, pigmento com forte poder antioxidante que protege seu coração.

2. Sempre leva alhos e cebolas, já que, além de contribuir com o delicioso sabor aos seus pratos, contêm substâncias com propriedades anticoagulantes, ou seja, favorecem a circulação sanguínea e o transporte de oxigênio através da hemoglobina a todo o organismo.

3. Compra de peixe. Dá-se preferência aos azuis (salmão, sardinha, arenque, atum, truta e mexilhões.), já que têm elevado teor de Ômega 3, gordura “caridade” que evitam a formação de coágulos sanguíneos (trombos) e ajudam a regular a pressão arterial.

4. Leva nozes e frutos secos. Também contêm Ômega 3. Consúmelos entre refeições e adicione aos seus saladas favoritas.

5. Restringe a compra de carne vermelha, já que suas abundantes gorduras saturadas aumentam os níveis de colesterol “prejudicial” (LDL), o que pode causar acúmulo de depósitos de gordura nas artérias, e reduzir a capacidade do coração para bombear sangue e oxigênio para o organismo.

6. Diga adeus sal ou reduz o seu consumo para manter a sua pressão arterial sob controle. Lembre-se que 75% do sal que consumimos provém de alimentos processados e os 25% restantes o adicionamos quando preparamos os pratos ou estamos em cima da mesa. Se não pode renunciar a ela, procura substitutos ou sais reduzido em sódio (geralmente são feitas com compostos de potássio ou magnésio).

7. Muda o teu azeite tradicional por azeite de oliva. Este é um dos principais alimentos para o coração, já que contém vitamina E e polifenóis, que evitam a oxidação do colesterol ruim e o aparecimento de doenças cardiovasculares.

8. Esqueça-se do álcool. Ao evitá-lo por completo mantém controlado o índice de triglicérides, uma vez que são geradas através de alimentos não gordurosos, como o álcool e os carboidratos.

9. Inclui a soja. Além de ser importante fonte de proteínas, seus compostos naturais (isoflavones) actuam como hormonas humanas que regulam os níveis de colesterol. Atualmente, os produtos que contêm soja são muito acessíveis e numerosos (do leite, feijão e óleo, até bebidas com sabores frutados), pelo que poderá encontrar qualquer um a seu gosto.

10. Muda o chocolate branco por negro. Estudos afirmam que consumir uma onça (28.30 g) deste tipo de doce por dia previne em 37% o risco de doenças cardiovasculares.

Proteger a sua saúde cardiovascular é simples, se você comprar alimentos para o coração. Faça a sua lista!

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