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Alimentos que aceleram o metabolismo para perder peso

Quinta-feira, 22 de junho de 2017, 11:27 am, última atualizaçãoAlimentos que aceleram o metabolismo

Perder peso, ou, quando menos, não subir, é algo que preocupa muita gente, mas, por acaso, comer certos alimentos pode ajudar a alcançá-lo. Tudo parte da aceleração do metabolismo, processo complexo que não é difícil de entender.

De maneira simples podemos dizer que o metabolismo é a velocidade com que o organismo transforma os alimentos em energia, de forma que poderá fazê-lo rápida ou lentamente. Quando isso acontece seguindo a primeira opção os benefícios se traduzem em não aumentar de peso, pois tudo o que comemos se processa rapidamente e não dá pé, a que se mantenham nutrientes armazenados na forma de gordura, conseguindo assim que o peso e volume não são aumentados.

É lógico, então, que, se o procedimento é preguiçoso, corre-se o risco de ter excesso de peso e obesidade, de tal sorte que o melhor é estar bem no meio do equilíbrio e da saúde ideal. Mas, nunca é de mais dar uma manita ao organismo e ajudá-lo a que o metabolismo adquira certa velocidade que nos ajuda a não engordar.

Metabolismo vem do grego metabolé, que significa “mudança”, “transformação”, que é o que experimentam substâncias orgânicas, como carboidratos, proteínas e gorduras que se modificam em energia para ajudar o organismo a cumprir as suas funções vitais.

Apesar de que o metabolismo é realizada nas células, é o fígado o protagonista neste processo, já que por ele passam praticamente os alimentos, previamente deglutidos e envolvidos por ácidos no estômago, para daí fazê-los chegar diretamente às células.

Agora, carboidratos e proteínas referidos chegam ao organismo através de alimentos, os quais devem saber combinar para acelerar o metabolismo e perder peso, de forma lenta mas segura.

Para poder realizar um melhor processo metabólico, as proteínas necessitam de um ambiente ácido, enquanto que os hidratos de carbono o oposto, ou seja, alcalino. Portanto, ao ingerir ambos nutrientes em uma mesma refeição, o organismo trabalha de forma rápida e eficiente.

Onde estão presentes as proteínas? Em carne vermelha, ovos, peixe, frutos do mar, queijo, leite, produtos de soja, nozes, carne de frango, coelho, peru, porco, pato e iogurte, entre outros. Portanto, os carboidratos estão incluídos na cevada, biscoitos, aveia, centeio, feijão, mel, arroz, lentilhas, pão e produtos de farinha de trigo integral. Em ambos os casos, o indicado é combinar os alimentos citados apenas com vegetais e seus sucos. É importante indicar que os únicos carboidratos que não devem ser combinados com proteínas na mesma refeição são batatas e milho.

As frutas fornecem melhores resultados se comem sozinhas, e o sistema digestivo pode assimilar os nutrientes com mais eficiência, se o estômago estiver vazio quando comem.

Mas você pode fazer as combinações que quiser para acelerar a perda de peso, lembre-se essas dicas:

  • Beba oito copos de água por dia, ou o equivalente a 2 litros; é válido o suco de frutas diluído ou chá.
  • Não se esqueça de fazer atividade física, ou seja, caminhando a passo ágil todos os dias ao menos uma hora. Também funciona tentar fazer pelo menos uma hora de aeróbica por semana.
  • Procure não beber álcool.
  • Cuidado com o sal de mesa ou refeições muito saborosas, pois esta ajuda a reter líquidos, quando o mais importante é removê-los.
  • Evite comer mais de 80 g de carne vermelha por dia, em troca, procura entre 400 e 800 g (ou cinco porções de vegetais diariamente.
  • Evita os alimentos que tenham sido guardadas por muito tempo podem conter micotoxinas, combinação de fungos e toxinas que são altamente nocivas e alteram o funcionamento normal do organismo.
  • Não exponha a comida diretamente ao fogo, por exemplo, a carne sobre as brasas, já que é o dióxido de carbono que é emitido durante a combustão, o que é fator para desenvolver câncer.
  • Fazer várias refeições ao longo do dia ajuda a fazer com que o metabolismo se mantenha ativo. Assim, os especialistas recomendam fazer cinco refeições leves e não três substancial.
  • A refeição mais importante do dia é o café da manhã, já que por este organismo recebe os nutrientes necessários para queimar calorias ao longo de 24 horas.

Ajudar o metabolismo a executar suas tarefas com maior rapidez traz grandes benefícios, mas não se esqueça de contar sempre com a orientação de um nutricionista, que é o especialista indicado para fazer os ajustes necessários em sua dieta.

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