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Alimentos que ativam o seu cérebro

Quarta-feira, 12 de abril de 2017, 03:46 pm, última atualização.Alimentos para os neurônios

Você se alimentar com os nutrientes adequados para o desempenho no trabalho ou na escola? Sabe qual é a comida que estimula o cérebro a melhorar a sua função cognitiva e memória, além de prevenir doenças neurodegenerativas, bom apetite!

Alimentos nutritivos para o cérebro

Você pode escolher seus alimentos pensando em reduzir o risco de diabetes, hipertensão e doenças do coração. Mas, você já pensou em optar por comida para o cérebro cada vez que serve seu prato?

Se você se sente olvidadiz@, tenha em conta que comer bem é bom para a sua saúde mental e que a dieta (tudo o que você come) desempenha um papel importante na saúde do cérebro. Conheça quais alimentos são especialmente importantes em uma dieta para uma mente sadia.

Comida que estimula o cérebro

Todos nós temos dias em que parece impossível encontrar como se concentrar por mais tempo. E embora não haja nenhuma solução instantânea para aumentar nossas faculdades cognitivas, há certos alimentos para melhorar a concentração, função cerebral, proteger contra o declínio cognitivo e promover a clareza mental.

Compartilhamos alguns alimentos que ativam o cérebro:

  • Peixes. Salmão, sardinha ou atum são alguns exemplos que contêm Ômega 3, ácidos graxos que contribuem para que o desempenho intelectual de uma pessoa seja maior. Este ácido contém um componente chamado DHA, que é parte da estrutura do cérebro, por isso é importante para funções como neurogénesis (geração de novos neurônios e células gliais), sinaptogénesis (formação de sinapses entre os neurônios, que permite a transmissão de impulsos nervosos) e desenvolvimento do sistema nervoso (durante toda a gravidez e os primeiros anos de vida). Além disso, o metabolizarse adquire propriedades neuro protetoras durante o envelhecimento cerebral, em câmbio, a sua ausência está associada diretamente com aumento do risco de declínio cognitivo (perda da capacidade de memória e aprendizagem) e de demência, como a doença de Alzheimer.
  • Frutos vermelhos. Alguns destes, como os mirtilos e morangos, são grandes aliados para aumentar a atenção e fixar a memória. Sua ingestão constante ajuda a retardar a perda de memória e ajudam a concentrar-se melhor durante várias horas, por isso, se você está procurando o que comer para estudar melhor, súrtete destes produtos.

Frutos secos para estimular o cérebro

  • Frutos secos. São alimentos completos, alguns como as amêndoas e nozes contêm precursores de Omega 3, vitamina E e magnésio, que ajudam a manter o nível de concentração durante um tempo considerável, sem que, em seguida, produzir um “aumento rápido”, como costuma acontecer depois de ingerir grandes quantidades de alimentos com açúcar. Além disso, fornecem uma grande quantidade de proteínas, que estimulam as chamadas neurônios orexinas, encarregadas de manter-nos despertos e atentos.
  • Frutas. Contêm altos níveis de antioxidantes, compostos que combatem os danos causados às células pelo moléculas chamadas radicais livres. Ter uma dieta rica em frutas pode reduzir o risco de perda de memória usando a proteção das células do cérebro. Ingerir frutas com elevado teor de antioxidantes, como maçãs, que contém um antioxidante chamado quercetina, que ajuda a melhorar a memória (tenta comê-la com casca). Além disso, seu suco pode aumentar a produção de acetilcolina, que ajuda os neurotransmissores a ter uma melhor memória, prevenir doenças neurodegenerativas e retardar o envelhecimento das células do cérebro.
  • Chocolate ou cacau. Consumido com moderação, pode ajudar na boa saúde do cérebro, pois contém antioxidantes que evitam o envelhecimento precoce. Também é rico em magnésio, um mineral que ajuda na nutrição de nosso sistema nervoso. Contém flavonóides, pigmentos naturais dos vegetais com capacidade antioxidante que limpa o cérebro de oxidação a que o submetemos. Sua variedade preta ou amarga é a parte dos alimentos para melhorar a memória, em especial revitaliza cérebros de adultos, o que pode ser uma opção se você está procurando como render mais no trabalho. Além disso, a feniletilamina, que contém desencadeia um estado de bem-estar que pode ajudar a diminuir o risco de depressão.
  • Chá verde. Seus benefícios vêm da alta quantidade de antioxidantes que contém. Por isso ajuda a preservar a memória e prevenir as doenças que afectam o cérebro e coração ao proteger as células do dano causado pela passagem do tempo. É rico em compostos fenólicos como catequinas e taninos, substâncias que nos ajudam a manter nosso cérebro jovem, porque evitam o envelhecimento precoce. Além disso, são alimentos para os neurónios, pois promovem a sua criação ao conter o polifenol EGCG (epigallocatechin-3 gallate).
  • Citrinos. As frutas cítricas contêm nutrientes com capacidade para atuar como um antioxidante. Adicione essas três frutas a cada semana para obter proteção cerebral: laranja (que contêm vitamina C, o principal antioxidante solúvel em água em seu corpo), limão (possuem glicosídeos de flavonóides, que ajudam a impedir que as células cancerosas se dividam e se estendam) e toronjas (ricas em vitamina C e licopeno, que tem uma alta capacidade para combater a oxidação nas células do cérebro).
  • Legumes de folha verde. O brócolis e couves-de-Bruxelas são alimentos para pensar melhor, pois têm níveis elevados de vitamina K, os idosos que têm maior presença desse componente no organismo elaboram melhores discursos, progridem em sua expressão verbal e possuem maior retenção da informação.

Vários estudos corroboram a relação entre o que colocamos em nossa boca e o bem que podemos melhorar o rendimento escolar ou de trabalho. Não esqueça que as vitaminas, proteínas e ácidos graxos melhoram a agilidade mental. Considera-se implementar a sua dieta mais comida para o cérebro e lembre-se: o que tem uma boa nutrição, aumenta as suas capacidades criativas.

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